Etapas de Formação

das Irmãs Beneditinas da Providência

“Nós, Irmãs Beneditinas da Providência, consideramos a formação um constante e progressivo caminho de assimilação dos sentimentos de Cristo que continua por toda a vida e que converge a nossa pessoa, coração, mente e forças a fim de crescer como discípulas em união com Deus e na configuração a Ele” (Cons. n°137)
A jovem que manifesta o desejo ou sente motivada a conhecer e se aprofundar neste estilo de vida que é a Vida Consagrada, é impelida por um amor maior e guiada pelo próprio amor: Jesus Cristo, em que ele é mestre e guia.
  
Acompanhamento vocacional


Antes do ingresso na Congregação, a jovem inicia um acompanhamento vocacional, este período não deixa de ser um período formativo onde a jovem, recebe a possibilidade de se aprofundar concretamente na espiritualidade da Vida Consagrada, baseada na Palavra de Deus e concretizada na própria vida. Este período pode ser de 4 meses a ate 2 anos. Dura o tempo necessário para decidir com firmeza, livremente, ser uma Consagrada a Deus e ingressar no Instituto das Irmãs Beneditinas da Providência.

A formação da jovem que ingressa na Congregação é um caminho sistematizado que passa pelas seguintes etapas:


Pré-noviciado
Depois de um tempo de discernimento as jovens que querem fazer uma experiência mais profunda de vida de oração e vida comunitária é acolhida e inserida no cotidiano de nossa comunidade inicia-se o pré-noviciado.
Neste período a jovem adquire maior compreensão do chamado de Deus e cresce na consciência mais intensa do Abandono na Amorosa Divina Providência, que constitui o nosso carisma, e das virtudes próprias do nosso Instituto. (cf.Cons. n°163)
O pré-noviciado é de um a dois anos, conforme a caminhada de cada uma.

Noviciado


É um tempo de profunda oração, vivência comunitária e de estudo: dura dois anos. É o período de formação por excelência com o qual a noviça inicia a vida da Congregação. O objetivo é adquirir um melhor conhecimento do carisma da Congregação: movida pelo desejo de assimilar-se com Cristo exercitará a humildade, simplicidade, a Confiança plena a Providencia Divina.
É um tempo de iniciação integral à forma de vida que o Filho de Deus abraçou e propôs a nos no Evangelho, que são os conselhos evangélicos: Castidade, pobreza e obediência. É um período oportuno de crescimento espiritual e humano, do qual desenvolvi-se maior intimidade para com o Senhor nosso Deus como a noiva que cultiva diariamente seu amor e desejo de ser unicamente para seu Amado.
No fim do noviciado a noviça emite os votos: Castidade, Pobreza e Obediência publicamente, inicia-se o Juniorado.

Juniorado


É o período que se inicia pela profissão religiosa por meio dos votos temporários de Castidade, Pobreza e Obediência, a partir de então se torna uma Irmã Beneditina da Providência.
 Os votos são renovados a cada três anos durante um período de 6 anos a 9 anos. 

A Irmã Juniora continua sua formação própria deste período e formação profissional segundo a necessidade do apostolado e da Comunidade, se fundamentando em Cristo numa atitude de acolhida constante da Palavra de Deus que se manifesta na união fraterna, oração e serviço. 

Após esta etapa consciente e livremente a Irmã emite os votos perpétuos.

Formação permanente

Uma vez que a Irmã emite os votos perpétuos, não significa que ela está completamente formada, pois nossa vida é um continuo caminho formativo “até o encontro definitivo com o Senhor” (Cons. n°140).
A formação permanente é um processo de consolidação e crescimento que engloba todos os aspectos: humanos, apostólico e espiritual e tem como finalidade emergir-se na Presença de Deus Providência e aperfeiçoá-la progressivamente na existência cotidiana.
 Caminhamos para nos identificarmos cada vez mais com o Divino Mestre vivendo o nosso carisma: Abandono na Divina Providência, vivendo uma plena confiança naquele  que com  amor e carinho cuida de nós. (Mat. 6, 25s)